Jaguar-Land Rover desenvolve condução autónoma
A condução autónoma está na ordem do dia e Aquela Máquina esteve em Gaydon, no centro de testes do Grupo Jaguar/Land Rover para conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido neste campo.
O cruise-control adaptativo, que garante uma velocidade estabilizada, mantendo uma distancia de segurança para o veículo que está à frente, foi o primeiro passo, que levou aos sistemas autónomos. Quando o veículo que está à frente abranda, o que o segue também reduz a velocidade e se ele travar o que o segue também trava.
Não é uma novidade, mas é mais do que eficaz e seguro. O próximo passo será a troca de informações entre cada veículo, que pode fornecer informações fundamentais ao condutor...
A capacidade de leitura da sinalização, associada à conectividade com fontes de informação globais também vai permitir maximizar a segurança e já há pequenos grandes exemplos... A aproximação de um veículo em marcha de emergência pode vir a ser assinalada ao condutor, que terá mais tempo para facilitar a ultrapassagem... Esta é uma situação muito tanto ou mais comum, como um veículo parado junto à estrada. Graças a alertas exteriores, os veículos assimilam a informação, que é passada ao condutor. O alerta permite evitar reacções súbitas, que podem conduzir a acidentes...
Num veículo que transporte bicicletas no tejadilho vai ser possível regular a altura da carga e mesmo que o condutor se esqueça à entrada de uma zona com altura reduzida, ele detem-se automaticamente, evitando males maiores... Isso é tão verdade para uma utilização em estrada como fora dela, porque o Grupo Jaguar Land/Rover também está a desenvolver as tecnologias autónomas para uma utilização fora de estrada, um ambiente naturalmente mais agressivo onde há arvores e ramos, que fazem toda a diferença ao nível da utilização, porque o sistema não é muito diferente.
Os piores caminhos são o habitat natural de qualquer Land Rover. Sempre foi assim e a marca quer que continue a ser assim, apesar dos progressos tecnológicos... É certo que o sistema All Terrain Reponse já permite a um condutor normal assumir o papel de profissional dos maus caminhos, mas a Land Rover quer ir mais alem e está a desenvolver um sistema capaz de reconhecer qualquer tipo de piso e sempre que ele se altera. Sensores de ultra-sons são capazes de identificar o terreno que surge à frente do veículo, adaptando o seu desempenho de acordo com as necessidades.
Muitas destas tecnologias ainda são experimentais, mas não há duvidas: o futuro passa por este tipo de inovações...